Escritor: não somente uma certa maneira especial de ver as coisas, senão também uma impossibilidade de as ver de qualquer outra maneira.
Carlos Drummond de Andrade

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Poesia de Carlos Drummond

Infância
Carlos Drummond de Andrade

Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo.
Meu irmão pequeno dormia.
Eu sozinho menino entre mangueiras
lia a história de Robinson Crusoé,
comprida história que não acaba mais.


No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu
a ninar nos longes da senzala – e nunca se esqueceu
chamava para o café.
Café preto que nem a preta velha
café gostoso
café bom.


Minha mãe ficava sentada cosendo
olhando para mim:
- Psiu... Não acorde o menino.
Para o berço onde pousou um mosquito.
E dava um suspiro... que fundo!


Lá longe meu pai campeava
no mato sem fim da fazenda.

E eu não sabia que minha história
era mais bonita que a de Robinson Crusoé.





"Há duas épocas na vida, infância e velhice, em que a felicidade está numa caixa de bombons."
Carlos Drummond de Andrade

Por: Mateus do Valle (poesia encontrada) e Andressa Câmara (fez o vídeo)

7 comentários:

  1. Esse poema lembra o que Mário Quintana falou sobre a infância: "a infância é uma invenção do adulto". Vocês não acham? Que imagem de infância Drummond nos passa?
    Parabéns pelo blog!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Ele passa uma imagem semelhante! Drummond nos passa no texto uma contradição na ideologia de infância do adulto, que diz que a infância é um período muito bom da nossa vida, que só nos divertimos com os amigos, mas a infância dele (na poesia) não é bem assim! Ele era muito sozinho, mas mesmo assim sua história era melhor que a de Robinson Crusoé, mesmo com a monotomia de sua vida, era bem melhor que viver na solidão após um naufrágio (é o que mostra a história de Robinson Crusoé)!
    Estou certa?

    Um abraço
    Andressa Câmara

    ResponderExcluir
  3. a história se passa no campo, onde o autor morava, na fazenda, certo?

    ResponderExcluir
  4. o menino era feliz? Não. PQ li história sozinho em baixo de uma mangueira e não tinha ninguém para brincar.

    ResponderExcluir
  5. achei o poema muito difícil para uma cç de 7 anos foi dado em uma prova de uma escola particualar

    ResponderExcluir